Benefícios do zinco para a saúde




O zinco tem um papel essencial na saúde do organismo. Da mesma forma que perdemos vários nutrientes ao longo do dia, o nosso corpo também acaba eliminando esse mineral, que deve ser reposto, tanto através do uso tópico de dermocosméticos, quanto pela alimentação. Isso mesmo!
Os alimentos com zinco são essenciais para fortalecer o sistema imunológico, prevenir infecções, prevenção de doenças crônicas, prevenção contra doenças cardiovasculares, regulação do sistema endócrino, saúde mental e nervosa,  ganho de massa muscular, poderoso antioxidante, combate a diabetes, saúde do fígado,  absorção de nutrientes e digestão, proteger a pele e, ainda, controlar a oleosidade.
As funções do zinco não colaboram apenas para a boa saúde em geral, mas também para a saúde reprodutiva e para a fertilidade de homens e mulheres. Além disso, há inúmeros benefícios do zinco para a boa forma, sobretudo porque níveis adequados de zinco favorecem o emagrecimento e o ganho de massa muscular.
O que a falta do zinco pode fazer ao seu corpo?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a falta de zinco no organismo pode levar a sérios problemas – desde queda capilar, dermatite e unhas frágeis, até dificuldade de aprendizado, falta de apetite e surgimento de infecções contínuas. A ausência dessa substância afeta completamente a manutenção do sistema imunológico, desencadeando, assim, uma série de complicações.
Como o zinco está ligado ao nosso sistema imunológico, sua ação no organismo consegue prevenir e combater diversas doenças – desde uma branda gripe à pneumonia. Segundo a OMS, pessoas que não consomem uma quantidade suficiente do mineral por dia têm maiores chances de sofrer com a ação de agentes infecciosos e, consequentemente, ficar mais doentes.
Quanto Zinco é Suficiente?
As quantidades diárias necessárias de zinco variam conforme a idade e o sexo, além de outros fatores. Enquanto crianças precisam de 10mg por dia e mulheres adultas de 12mg por dia, a dose diária necessária para homens adultos é de 15mg. Mulheres têm suas necessidades diárias aumentadas para 15mg na gestação, e para 16mg na lactação.
Acredita-se que a necessidade de zinco aumenta com o envelhecimento, para evitar as frequentes inflamações e para proteger o sistema cardiovascular. Dessa forma, a necessidade diária de zinco pode aumentar consideravelmente ao longo da vida.
Alimentos ricos em zinco para investir na sua dieta
Para não correr o risco de desenvolver qualquer complicação e ficar com a saúde em dia, devemos consumir alimentos ricos em zinco: carne bovina, ostras, grãos integrais, tubérculos, além das castanhas – que são as principais fontes alimentares desse mineral. Mas, faça isso sem exageros! De acordo com nutricionistas, ingerir mais do que 50 mg dessa substância por dia, durante um tempo prolongado, pode fazer mal à saúde e causar episódios de sonolência, enjoo e até vômitos frequentes. Por isso, não deixe de consultar o seu nutricionista e nutrólogo para garantir que você está consumindo a quantidade ideal de zinco.
Pitaco: Antes de sair correndo para comprar suplementos de zinco procure orientação médica. Os especialistas sugerem que se faça um exame de sangue pedido por um médico de sua confiança para depois suplementar o mineral. Uma vez que se tenha feito isso, os níveis de zinco devem subir e o exame deve ser refeito depois de seis meses para verificar se as quantidades ingeridas estão sendo as ideais.


6 lutas constantes das pessoas altamente inteligentes




A maioria das pessoas considera pessoas altamente inteligentes como pessoas incríveis que sabem tudo sobre a vida simplesmente porque seus cérebros podem ajudá-las em qualquer situação, e elas não têm que lutar com os problemas das pessoas comuns. No entanto, a realidade é bem diferente, por mais inteligente que alguém seja, ele é, no final do dia, apenas humano.
Pessoas altamente inteligentes lutam com questões um pouco diferentes do que as do resto do mundo, mas sua luta não é inferior. Se você é uma pessoa altamente inteligente, essas lutas e a falta de compreensão daqueles ao seu redor podem te fazer se sentir sozinho. Talvez seus amigos e familiares não pareçam estar atentos aos seus sentimentos.
A fim de ajudá-lo a se sentir reconhecido e compreendido, aqui estão algumas das suas lutas mais comuns.
1. Conversa fiada te cansa
Pode ser um grande desafio para você estar envolvido em conversa fiada sobre coisas comuns. Isso ocorre porque seu cérebro está sobrecarregado com grandes ideias.Assuntos que lhe interessam provavelmente incluem ciência, arte, filosofia, e aqueles raramente são encontrados em conversa fiada. Isso faz você sentir que está desperdiçando seu tempo preso em uma sufocante, interminável lista de frases socialmente aceitáveis. Tudo o que você realmente quer é um indivíduo que pense parecido com você, para poder ter conversas significativas.
2. Você pensa mais do que fala
Como seu cérebro está programado para procurar todas as soluções e respostas possíveis para um problema, pode levar mais tempo para dar sua opinião ou tirar uma conclusão. Além disso, se você não estiver completamente certo de que tem a resposta correta ou uma ideia brilhante, não vai falar nada. Sua luta reside no fato de que a maioria das pessoas ao seu redor não estão familiarizadas com o modo como seu processo de pensamento funciona, e ficam confusas ou te consideram estranho, introvertido ou desinteressado.
3. Seu trabalho pode facilmente aborrecê-lo
A necessidade de seu cérebro ser constantemente desafiado com ideias novas e maiores pode transformar seu trabalho uma vez emocionante em comum e chato, conforme você esgota todas as formas de ser criativo com ele. Isso pode se transformar em uma luta diária para terminar suas tarefas. Além disso, na maioria dos casos, seu chefe não é tão simpático a seus anseios e só quer o trabalho feito.
4. Às vezes, você tem paralisia de ação
É difícil ser um pensador num mundo cheio de apressados que apreciam a ação mais do que grandes ideias. Como você é muito consumido com ideias diferentes, pode às vezes perder o impulso de ação. Infelizmente, as pessoas tendem a confundir esse traço com a preguiça, o que faz com que você se sinta menosprezado.
5. Você é considerado socialmente estranho
Sua próxima luta vem como resultado de todas as anteriores. Se você se sente desconfortável com conversa fiada, se abstém de falar se não tiver certeza, não se inspira por ideias antigas e exaustivas, ou se você se sente mais confortável com ideias do que com execução, as pessoas tendem a caracterizá-lo como socialmente estranho. Elas não sabem, mas isso só coloca mais pressão sobre você, fazendo você se sentir mais autoconsciente sobre sua conduta social.
6. É difícil para você se apaixonar

Finalmente, sua busca pelo amor é um pouco mais exigente do que a das pessoas comuns. Como você é muito mais cauteloso, analítico e independente do que o resto, tende a ser visto como frio e difícil.
Fonte: Life Hack
Pitaco: Por mais difíceis que pareçam suas lutas diárias, você não precisa deixá-las imobilizarem o seu crescimento. Você pode trabalhar em expressar-se mais para os outros, para que eles possam ter uma melhor compreensão de suas necessidades. Você vai encontrar alguém parecido.