Dia dos Namorados: 7 frases de amor para dedicar e refletir


Dia dos Namorados 7 frases de amor para dedicar e refletir - blog pitacos e achados
Olá pessoal!!
Há muitas frases de amor, mas nem todas elas nos dão um aprendizado sábio e uma reflexão adequada. Neruda dizia que o amor nasce da memória, vive da inteligência e morre do esquecimento… Apreciemos, portanto, aquelas pequenas lições que nos encorajam a construir relacionamentos maduros e sábios, onde podemos entender que nas paixões não cabem as dores, que o amor é liberdade…
Se dizemos isso, é por uma razão muito simples. Uma vez que o amor é uma das emoções mais profundas e poderosas do ser humano, vale a pena fazê-lo corretamente, vale a pena separar o artifício da essência para deixar de lado essas ideias que durante tanto tempo têm manchado o conceito de amor. Com frases como “quem ama vai fazer você chorar”, temos deturpado conceitos, até construir uma imagem imatura e precisa de relações afetivas.
Como Albert Camus disse, o verdadeiro infortúnio não é precisamente não ser amado, mas sim não saber amar. Portanto, vamos fazê-lo bem, vamos colocar em prática esse lado mais sábio e luminoso dos relacionamentos para nos trazer felicidade e crescimento, compromisso e atenção; um caminho em comum pelo qual andar de mãos dadas, mas sabendo ser livres ao mesmo tempo, fortes para continuar avançando nos dois planos: no individual e no comum.
Casal abraçado no espaço
As melhores frases de amor para refletir
As frases de amor são comuns no mundo da poesia e do universo ficcional, onde grandes escritores, assim como filósofos e pensadores, têm nos presenteado desde sempre com maravilhosos tributos que enriquecem nossa mente e nosso coração. Embora seja verdade que todos nós temos nossos textos favoritos, nunca é demais ampliar ideias. A seguir,  apresento 7 frases de amor inesquecíveis.
1. Seja sempre você mesmo
“Uma pessoa, ao descobrir que é amada por ser como é, não pelo que pretende ser, sentirá que merece respeito e amor”.
-Carl Rogers-
Devemos admitir, poucos erros são mais tentadores do que fingir ser o que não somos: mostrar uma versão errada de nós mesmos apenas para atrair, satisfazer ou agradar. Quem nos ama de verdade irá nos amar como somos, com nossa essência autêntica, com nossos defeitos, virtudes e maravilhosa personalidade.
2. O amor é o único que cresce quando é dividido
“Se uma pessoa ama apenas uma pessoa e é indiferente a todas as demais, seu amor não é amor, senão um apego simbiótico ou um egoísmo expandido”.
-Erich Fromm-
Evitemos essas relações fechadas e sufocantes onde nos limitamos a dar tudo para apenas uma pessoa, excluindo o resto e nos isolando em um universo relacional pequeno e único. Esses tipos de dinâmica são destrutivas a longo prazo, além de nos invalidar. Devemos evitar isso, e nos lembrar que nada nos enriquece tanto como seres humanos como amar, amar nosso parceiro, nossa família e amigos… 
Dia dos Namorados 7 frases de amor para dedicar e refletir - blog pitacos e achados 1
3. O amor nos faz sentir vivos
“Quando você se levantar pela manhã, pense no precioso privilégio de estar vivo: respirar, pensar, desfrutar… amar”
-Marco Aurelio-
Muitas vezes perdemos o rumo, nos deixamos levar pelas bifurcações da vida em que priorizamos aquilo que na verdade não nos oferece a felicidade. As pressões, as preocupações, os objetivos de trabalho, a necessidade de acumular mais e mais bens materiais… que sentido tem isso tudo?
Devemos valorizar aquilo pelo que vale a pena viver, apreciemos o privilégio de estarmos vivos e de amarmos e sermos amados.
4. Somos cúmplices, passamos um bom tempo juntos
“A capacidade de rir juntos, isso é o amor.”
-Françoise Sagan-  
Nada é tão importante em um relacionamento afetivo como ser cúmplices das risadas, dos bons momentos, daqueles ocasiões em que não nos preocupamos com nada. Construir um vínculo em que é possível ser amigos, ser amantes, pessoas que se descobrem todos os dias e se compreendem enquanto dão à vida a uma melodia apaixonante e divertida.
Dia dos Namorados 7 frases de amor para dedicar e refletir - blog pitacos e achados 4
5. Amor com conhecimento
“Siga seu coração, mas leve seu cérebro com você.”
-Alfred Adler-
Às vezes fazemos isso, nos deixamos levar e caímos sem paraquedas ou qualquer proteção no amor. Construímos relacionamentos em que amamos com os olhos fechados e com nossos corações abertos, dando tudo, sem limites, sem reticências e de forma excessiva…
Embora seja verdade que, em termos de carinho, às vezes faz falta algo de espontaneidade e coragem, isso não é incompatível com a prudência e com adicionar um pouco de cérebro a esse apaixonado coração que muitas vezes se precipita sem pensar.
Esta é, sem dúvida, outra das frases do amor que sempre deveríamos ter em mente. Amar com intensidade é algo fabuloso, mas façamos isso com algumas gotas de prudência e algumas boas pinceladas de sabedoria.
Dia dos Namorados 7 frases de amor para dedicar e refletir - blog pitacos e achados 2
6. O amor está nos pequenos detalhes
“Não podemos fazer grandes coisas, mas sim coisas pequenas com um grande amor.” 
– Madre Teresa de Calcutá – 
Há quem pense que o amor exige grandes sinais e atos heroicos, iniciativas de tudo ou nada para demonstrar o quanto amamos, quão grande é o nosso compromisso pessoal e o que, por sua vez, também esperamos que a outra pessoa nos devolva. Não é o adequado. O amor autêntico não se alimenta desses tipos de demonstrações exageradas, na verdade nem sempre é possível fazê-las, mas é alimentado por aquelas pequenas amostras, dos detalhes diários onde acontece o reconhecimento mútuo, a atenção e o carinho autêntico…
Dia dos Namorados 7 frases de amor para dedicar e refletir - blog pitacos e achados 3
7. Um compromisso comum
“Amar não é olhar um para o outro; é olhar juntos na mesma direção.”
– Antoine de Saint-Exupery-
Uma relação afetiva requer ação, exige investir esforços mútuos na mesma direção, implica ser uma equipe e não um jogo de forças onde apenas um ganha, onde um sempre ganha e o outro cede…
Não basta se olhar nos olhos, amar se conjuga no presente e exige que nos comprometamos juntos a olhar para a mesma direção, acreditando em nós como um casal e como um projeto, confiando, vencendo desafios, superando obstáculos entre dois, mas nos sentindo um…
Para concluir, temos certeza de que essas frases de amor servirão como um convite para a reflexão. Vamos mantê-las presentes no nosso dia a dia entendendo, por sua vez, que muitos desses conceitos não se limitam apenas a relacionamentos afetivos. A amizade e até mesmo as relações com nossa família exigem muitas dessas porções de sabedoria, para construirmos vínculos mais significativos e saudáveis.
amenteemaravilhosa
Saiba mais aqui!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário