Confira 5 hábitos para escrever melhor e compreender a gramática em português


Olá pessoal!!
Seja para procurar um emprego, para passar no vestibular, para obter aprovação em exames, etc. Todas essas e outras situações exigem que a pessoa saiba escrever corretamente, usando a gramática correta da Língua Portuguesa. Uma pessoa que escreve errado ou mal, acaba tendo as chances reduzidas na vida, principalmente, no mercado de trabalho.
A seguir, oferecemos 5 dicas que ajudarão você a escrever melhor:
 1 – Tenha sempre um livro de cabeceira
Isso mesmo! Querer escrever melhor sem praticar a leitura é algo quase impossível!
A leitura é um excelente instrumento para você aprender mais sobre substantivos, concordâncias, verbos, entre outros elementos da língua portuguesa. 
2 – Crie pretextos para escrever
 
E-mails, recados, avisos, etc. Não perca a oportunidade de escrever. Isso fará você treinar a gramática, sem ter que se sentar para estudar – que realmente é algo um tanto cansativo.
Aproveite para identificar o que escreveu: o que é substantivo, adjetivo, verbo, etc. Algum site sobre gramática como este de substantivos pode ajudar (link). Assim você estará treinando de forma natural e aprendendo em qualquer lugar.
3 – Pense em quem vai ler
Releia tudo o que você escreve. Você considera que ficou claro o conteúdo a ser passado? Ou sentiu um pouco de confusão nas ideias, além de detectar erros de português?
Se você não ficou satisfeito com o que você mesmo escreveu, significa que deve treinar mais. Adquira uma Gramática da Língua Portuguesa e vá lendo-a e estudando-a aos poucos – não precisa ter pressa.
Assim, você terá mais conhecimento de quando se deve usar um substantivo, um adjetivo, formar concordâncias corretas, acentuação, pontuação e outras coisas muito importantes para você realmente escrever melhor.
4 – Dê um tempo aos corretores ortográfico
Você escreve muito pelo computador e celular? Que tal desabilitar um tempo o corretor ortográfico automático. Isso porque muito deles corrigem automaticamente tudo o que escrevemos de errado.É um instrumento muito útil, mas que pode acomodar as pessoas a apreenderem a escrever melhor.
5 – Dê preferência para o que você não sabe
Liste as maiores dificuldades que você tem na hora de redigir. É o uso de substantivo? Adjetivos? Concordâncias? Verbos? Invista, então, no estudo desses elementos. Separe um horário do dia para saber mais sobre esse assunto que você tem dificuldade.
Com certeza, com dedicação, sua limitação não será mais um impedimento para que você escreva melhor.
Escrito por Avila, professor e designer.

Saiba mais aqui!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário